As empresas têm várias alternativas para aumentar sua rentabilidade

parte 1/3

 

 

milk-1543193_1920.jpg

A rentabilidade

 

Se considerarmos que a rentabilidade é a diferença entre receitas e despesas, existem diferentes alternativas para maximizá-la, como:

- Redução de desperdícios

- Redução de falhas e retrabalhos

- Aumento das vendas

- Redução das despesas operacionais

- Redução do custo do produto

- Aumento da produtividade

 

Cada um dos itens citados acima é bastante amplo. Para começar, abordarei a redução de desperdícios, que abrange temas como:

- Ocupação de espaços operacionais

- Participação em reuniões

- Dificuldade na localização de materiais, ferramentas e informações

- Gasto de materiais (matéria-prima, auxiliares e MRO)

- Compras desnecessárias

- Descuido com o uso de materiais

- Parada de máquinas e de pessoas

- Investimentos mal planejados

 

A falta de racionalização de espaços invariavelmente aumenta as despesas com a construção de áreas adicionais ou com mudanças para edificações com áreas maiores

 

- Pense em layouts que utilizem o conceito da verticalização, para a maximizar a utilização das áreas disponíveis, mantendo-se o conforto dos colaboradores e eficiência dos deslocamentos. Utilize mezaninos, para ampliar a área útil, prateleiras e armários altos, para armazenar materiais e ferramentas, racks para acomodar instrumentos de medição e gaveteiros sobre as escrivaninhas.

- Organize todas as áreas e espaços disponíveis, acondicionando todos os materiais de trabalho de forma a não desperdiçar áreas e espaços, livrando-se de materiais que não são mais utilizados. Inteire-se do método 5S.

- Reduza as áreas de armazenamento, para aumentar as áreas de trabalho. Utilize o princípio do armazenamento móvel, isto é, não mantenha locais de armazenamento fixos, para quaisquer materiais e ferramentas, para reduzir espaços que ficam vazios.

 

Acabe com reuniões que demoram mais do que o necessário, tem participantes não ligados ao assunto e que não produzem decisões eficientes.

 

- Organize a pauta das reuniões e as informe previamente aos participantes, para que se preparem adequadamente. Convoque somente aqueles realmente envolvidos no assunto.

- Seja rígido no horário de início e fim da reunião. Conscientize as pessoas de que o atraso às reuniões não é uma demonstração de poder, mas de imaturidade e desrespeito aos demais participantes.

- Aborde objetivamente o assunto e aborte conversas paralelas, para que o horário seja cumprido e decisões eficientes sejam tomadas.

- Sempre termine as reuniões no horário determinado. Discuta rapidamente com os participantes o nível de eficiência da reunião terminada e peça que cada um pense no que fará para conseguir resultados melhores no futuro.

 

Evite a perda de tempo para se encontrar materiais, ferramentas e informações

 

- Nos estoques ou almoxarifados, tenha a localização precisa dos materiais ou ferramentas armazenados. Pense em como uma pessoa é encontrada numa cidade. Pelo seu endereço, certo? Portanto, basta que os locais de armazenamento tenham endereços: nome ou número da rua, identificação da prateleira (correspondente ao número da casa), identificação de nível e seção (correspondentes ao andar e apartamento num edifício) e que a cada material e ferramenta armazenado seja atribuído o endereço correspondente. Quantas vezes, leva-se horas na localização de certo item e acaba-se comprando urgentemente algo que é disponível, mas não se consegue localizar?

- Identifique cada ferramenta com as correspondentes máquinas em que pode ser utilizada, para evitar um processo de tentativas e erros a cada vez que for preciso utilizar essa ferramenta.

- Informações físicas ou informatizadas devem ser organizadas em pastas e sua localização identificada nos armários e nos computadores, através de títulos objetivos, para não desperdiçar seu tempo com horas de procura.

 

 

Continuaremos com esse assunto na sua parte 2/3. Espero que essas dicas já o ajudem, mas se você precisar, estamos à disposição para ajudá-lo!  Solicite nossa visita, sem custos para você, preenchendo o formulário aqui

 

 

 

A EGGON, desde sua fundação em 2004, já ajudou mais de 150 micro, pequenas, médias e grandes empresas no estado de São Paulo, a melhorarem a sua competitividade e rentabilidade em curto espaço de tempo. Somos comprometidos com os resultados de curto e longo prazos e trabalhamos junto com você na aplicação prática de cada solução, buscando, simultaneamente, melhorar sua qualidade de vida profissional e pessoal e garantir segurança para a expansão dos seus negócios. Um de nossos diferenciais é a transmissão de todo conhecimento necessário aos gestores e colaboradores, para que não se crie a dependência de nosso contínuo apoio e presença. Nossa atuação é ampla, abrangendo assuntos como Redução de custos, Eliminação de atrasos de entrega, Planejamento de materiais e produção, Melhoria dos controles financeiros, Formação de preços e cálculo de custos, Gestão de Vendas, Controle de projetos, Implantação de operações fabris, Correções de dificuldades de operação com o ERP, Redução de defeitos e desperdícios, Aumento de produtividade e Implantação de 5S, ISO9001 e ISO14001.